Respostas

2014-06-04T19:55:31-03:00
A região Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país, de 1500 até 1532, devido ao descobrimento por Pedro Álvares Cabral com o objetivo de colonização exploratória, que neste caso consistia em extrair pau-brasil, cuja tinta da madeira era utilizada para tingir as roupas da nobreza europeia. Com a criação das capitanias hereditárias, deu-se o início da construção da primeira capital do Brasil, Salvador, em 1549. Desde o início, foi criado o governo-geral no país com a posse de Tomé de Sousa. O Nordeste foi também o centro financeiro do Brasil até meados do século XVIII, uma vez que aCapitania de Pernambuco foi o principal centro produtivo da colônia e Recife a cidade de maior importância econômica.
A melhor resposta!
2014-06-04T19:57:05-03:00
Os primeiros habitantes da região foram os índios. Depois, vieram os portugueses, percorrendo o litoral em expedições exploradoras de pau-brasil. Assim teve início a fundação de vilas. Franceses e holandeses invadiram a região em busca de riquezas e os fortes militares construídos para a defesa do território deram origem a cidades como Fortaleza, Natal e João Pessoa. Os negros africanos também ajudaram a povoar a região quando foram trazidos como escravos para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar. Boa parte da população do Nordeste, devido a problemas causados pela seca, acaba abandonando suas terras e mudando para outros estados em busca de melhores condições de vida.
1 5 1