Respostas

2014-06-04T20:45:35-03:00
Devido aos seus trabalhos, e ser a região mais populosa, foi perdendo habitantes, e hoje em dia está crescendo mais. 
A melhor resposta!
2014-06-04T20:52:13-03:00
Logo após a colonização do Brasil, o nordeste era e região mais promissora da nova colônia. Várias regiões litorâneas tinham boas localizações e estavam mais próximas de Portugal, facilitando o controle sobre o local. A região apresentava ambiente (clima, solo e etc) ideal para o cultivo da cana-de-açúcar, muito cobiçada pelos portugueses devido ao alto valor de mercado que possuía na Europa. A região então passou a sofrer com o desgaste excessivo do solo, devido a modos inadequados de plantio e cultivo, além de uma exploração social muito grande devido ao modo de produção escravista. Desde o fim do período da cana-de-açúcar a importância do nordeste caiu assustadoramente, pois agora não passava de uma terra desgastada pela exploração portuguesa, a mesma qual não tinha interesse nem em "urbanizar" a região. Com o início do plantio do café no Brasil, a região sudeste acabou se favorecendo, pois se tornou centro econômico do país e permaneceu em desenvolvimento. Hoje porém, apesar de ainda enfrentar muitos problemas sociais, a região nordeste voltou a crescer e luta para se recuperar de seu atraso histórico. Como as famílias da nobreza pouco habitavam tal região, ela não se desenvolveu da mesma maneira, mas hoje, com a ajuda do governo, utilização de projetos e a melhoria da agricultura em diversas regiões, o nordeste caminha para um futuro com maiores índices de qualidade de vida.
2 5 2