Respostas

2014-06-04T21:13:11-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Os temos da PG são calculados através da fórmula do termo geral : 

An = a1  . q ^n-1
2 3 2
A melhor resposta!
2014-06-04T21:15:06-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
ATRAVÉS DA FORMULA:  an=a1*q(n-1)

EXEMPLO:

Quantos termos tem uma pg de razao 2, cujo primeiro termo e 6 e o ultimo termo e 3072?

an = último termo = 3072 
a1 = primeiro termo = 6 
q = razão = 2 
n = número de termos = ? 

an = a1 x q (elevado a n - 1) 
3072 = 6 x 2 (elevado a n - 1) 
3072 / 6 = 2 (elevado a n - 1) 
512 = 2 (elevado a n - 1) 
2 (elevado a 9) = 2 (elevado a n - 1) 
elimina-se a base 2
9 = n - 1 
n = 10
1 5 1