Respostas

2013-07-07T19:02:54-03:00
Em física, a massa é, bem a grosso modo, o mesmo que quantidade de matéria. Existem dois conceitos distintos de massa. A massa inercial que é uma medida da resistência de um corpo à aceleração e que se define a partir da 2ª lei de Newton, e a massa gravitacional, que é a quantidade de massa que provoca a atracção gravitacional entre corpos e que se define pela Lei da Gravitação Universal.

Até ao momento, todas as experiências realizadas mostram que a massa gravitacional é igual (proporcional) à massa inercial. É por este motivo que a aceleração gravítica de um corpo no vácuo é independente da massa: a quantidade de matéria que causa a aceleração é exactamente igual à quantidade de matéria que resiste à aceleração.

Segundo a 2ª lei de Newton, a massa é igual à razão entre a força aplicada num corpo e a respectiva aceleração.

A unidade SI de massa é o quilograma (kg) conforme definição abaixo:

O quilograma é a unidade de massa. A unidade quilograma ainda possui como definição a massa de um protótipo.

Este protótipo internacional em irídio e platina é conservado no Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) que fica no parque de Sant Cloud nas proximidades de Paris, França.

É interessante observar que a unidade de quantidade de matéria é o mol. 1 mol contém 6,022.1023 partículas de matéria.

Para determinar a massa de uma matéria, basta medi-la numa balança ou multiplicar a densidade pelo seu volume. Poderíamos representar assim:

* D = densidade
* V = volume
* M = massa

Então, D × V = M

obs :
É a quantidade de matéria de um corpo. Não muda, independe da gravidade, ao contrário do peso, que depende desta.