Deseja-se colocar azulejos nas paredes laterias e no fundo de uma piscina retangular de comprimento 7,50 m, de largura 4,50 m e de profundidade 1,50 m. Os azulejos escolhidos são quadrados e medem 15 cm de lado.Quantos azulejos são necessários para forrar toda a piscina?

2

Respostas

2014-06-04T23:21:07-03:00
Calculando as áreas em cm dá 225000 + 135000 + 337500 = 697500cm²
Agora voce calcula a área do azulejo que vai dar 225cm²
Divide o 697500/225 = 3100 azulejos.
A melhor resposta!
2014-06-04T23:25:23-03:00
Oi!
 
 o fundo da piscina te 7,5m * 4,5m = 33,75m²
 os lados menores tem 4,5m * 1,5m = 6,75m² * 2 lados = 13,5m²
 os lados maiores tem 7,5m * 1,5m = 11,25m² * 2 lados = 22,5m²

 TOTAL DA ÁREA DA PISCINA = 33,75 + 13,5 + 22,5 = 69,75M²
 
 o azulejo tem 15cm x 15 cm, passando para mesma unidade que medimos a piscina fica 0,15m x 0,15m = 0,0225m²
  TOTAL DA ÁREA DO AZULEJO = 0,0225M²

 Dividindo a área da piscina pela área do azulejo fica,
   \frac{69,75}{0,0225}  = 3100 azulejos!!

1 5 1