Leia o trecho a seguir:
A invisibilização que sai do plano simbólico para o real atinge um público bem específico, a juventude pobre e negra da cidade, principal alvo do encarceramento em massa em curso no Brasil. Em 1995, havia 148 mil presos no país, número que subiu para 473 mil em 2009. O Brasil possui hoje a terceira maior população carcerária do mundo e a prisão começa a virar negócio, com os presídios privados. Como tudo se justifica pela realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, foi anunciada a compra de caveirões e a construção de novos presídios no Rio de Janeiro para a segurança dos grandes eventos. É a solução dada para essa parcela da população que não serve à cidade olímpica, que deve ficar bem longe, nos conjuntos habitacionais construídos fora da cidade, ou simplesmente sumir, presa ou executada pela ação da polícia.

Fonte: CONSENTINO, Renato. Disponível em: . Acesso em: 7 nov. 2013.

Analise as afirmações a seguir destacando Verdadeiro (V) ou Falso (F):

I. A charge apresentada e o texto indicam estratégias que visam esconder a pobreza, isolando e negando sua existência, ou seja, tentam ocultar os pobres, tirando-os da convivência social.
II. A sociedade tem a tendência de excluir pessoas diferentes do convívio social, sejam eles pobres, loucos, transgressores e deficientes e para isso utilizam dispositivos institucionais.
III. A pobreza tem sido combatida através de estratégias populistas que visam à inclusão social e o acesso a bens de consumo por toda população, propiciando igualdade de direitos a toda população.
IV. As favelas em sua maioria são compostas por pessoas desmotivadas, pois permanecem na pobreza por escolha própria, nesse sentido é importante manter afastadas essas pessoas do convívio social mais amplo, a fim de não prejudicar a sociedade.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

2

Respostas

2014-06-04T23:37:31-03:00
I. Falso
II. Falso
III. Verdadeiro
IV. Falso
4 1 4
nao tem essa possibilidade de resposta
2014-06-05T22:03:20-03:00
Resposta Correta
V - V - F - F 

10 4 10