Respostas

2014-06-04T23:30:40-03:00
O computador surgi na década de 1950. A idéia era emular em eletrônicos a operação dos giros de dígito de uma calculadora mecânica.
1 3 1
2014-06-05T05:56:59-03:00
Como a maioria das descobertas tecnológicas, os computadores foram construídos inicialmente para fins militares. O interesse pela construção do primeiro computador foi grande. Alemanha e E.U.A disputavam essa acirrada corrida contra o tempo.

Durante a Segunda Guerra Mundial iniciaram-se os projetos para a sua construção, principalmente para codificar e decodificar as mensagens trocadas durante a Guerra além de auxiliar nos cálculos de precisão necessários para a balística de guerra, ou seja, calcular trajetórias dos possíveis alvos.

O "Z1" foi o primeiro computador eletro-mecânico foi construído. Criado por Konrad Zuse em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas. Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores.

Em 1944 fora criado o computador "Harvard Mark I", que foi o primeiro computador "eletromecânico automático". Ele fora construído num projeto da Universidade de Harvard em conjunto com a IBM e a Marinha dos Estados Unidos. 

Simultaneamente, e em segredo, o Exército dos Estados Unidos desenvolvia um projeto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchly, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator "ENIAC", capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo.

Tendo sido projetado para calcular trajetórias balísticas, o ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, quando foi anunciado ao mundo.Foi anunciada a sua conclusão em 14 de Fevereiro de 1946 e foi patenteado em 26 de Junho de 1947 com o registo n.o 3,120,606.