1-) Justifique a afirmação embora figado não produza enzima digestiva tem uma participação muito importante no processo de digestão dos alimentos ?

GENTE OUTRA PERGUNTA OK.... NÃO SE TRATA DA PRIMEIRA QUESTÃO JA É OUTRA COISA OK


2-)
AS GASTRITES E ÚLCERAS TÊM SIDO CADA VEZ MAIS FREQUENTES NAS SOCIEDADES MODERNAS. EXPLIQUE SUAS PRINCIPAIS CAUSAS ?


PF SE FOR RESPONDER ALGUMA DELAS COLOQUEM O NUMERO PARA EU SABER OK OBGRIGADA PELA AJUDA AE TMJ ^_^



2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-05T00:39:01-03:00
1- o fígado mesmo nao produzindo enzimas digestivas, tem papel na digestão, pois ele produz a bile, substância capaz de emulsificar lipídios, ou seja, transformando os lipídios em moléculas menores, facilitando assim sua absorção pelo intestino delgado!

2-- Essas podem ser uma das causas da gastrite: Ingestão excessiva de álcool e cafeína, como o café;
- Medicamentos, Toma prolongada de AINEs (anti-inflamatórios não esteroides, Leia: Anti-Inflamatórios – Como Funcionam, Ação e Efeitos Colaterais), analgésicos, ácido acetil-salicílico (aspirina, AAS), e corticoides;
- Infecção com a bactéria Helicobacter pylori;
- Insuficiência Renal Crônica;
- Refluxo da bílis do intestino para o estômago;
- Ingestão de cocaína;
- Ingestão de substâncias que provocam queimaduras ou corrosão de tecidos;
- Infecção viral (exemplo do vírus da herpes ou o citomegalovírus);
- Estresse físico ou psíquico em excesso e prolongado;
- Abuso de refrigerantes contendo fosfatos e ácido fosfórico;
- Gastroenterite aguda;
- Ingestão abusiva de erva-mate, também chamada congonha;
- Abuso do fruto Guaraná (Paullinia cupana);
- Degeneração da mucosa do estômago causada pela idade ou pelo refluxo biliar crónico;
2 5 2
essa segunda peguei em um site!
espero ter ajudado
2014-06-05T00:44:45-03:00
1) No fígado é produzido a visícula bilear, a bili, que segrega uma substância que emulsiona a gorduras para a digestão e na absorção de substâncias nutritivas.

2) Casos de úlcera tem aumentado devido as correrias do cotidiano onde muitas vezes a alimentação é inadequada e associada ao consumo de alcool e tabaco ocasionam sérios agravantes como este por exemplo.

ja a gastrite pode ter n fatores como o estresse prolongado do dia a dia, má alimentação, alcool, abuso de refrigerantes contendo fósforo ou ácido fosfórico, entre outros fatores, esses citados são os principais que acontecem hoje em dia.
2 5 2