Respostas

A melhor resposta!
2014-06-05T01:31:02-03:00
Nas doutrinas totalitárias, os Estados tem muita influência sobre a economia, intervindo diretamente na mesma. O nacionalismo é um messianismo usado pelo totalitarismo para centrar o poder na mão do Estado.
1 5 1
2014-06-05T01:33:24-03:00
Totalitarismo é um regime político baseado na extensão do poder do Estado(ôu de uma alta burguesia eterna e hereditária como uma casta fechada e simulando um estado mínimo) a todos os níveis e aspectos da sociedade ("Estado Total", "Estado Máximo"). 

Podem ser resultado da incorporação do Estado por um Partido (único e centralizador) ou da extensão natural das instituições estatais. Geralmente, é um fenómeno que resulta de extremismos ideológicos e uma paralela desintegração da sociedade civil organizada. A distinção entre totalitarismo de direita (Nazismo, Neoliberalismo Supremacista, etc...) e de esquerda (Estalinismo, Castrismo, Chavismo, etc...) é insuficiente para compreender suas particularidades, funcionamento e aspirações enquanto regime político da modernidade. 

O totalitarismo é um regime inserido na 'sociedade de massas', não existindo enquanto tal antes do século XX. São paradigmas na história os regimes totalitários de Adolf Hitler e Josef Stalin, respectivamente na Alemanha e na União Soviética.*