Respostas

2014-06-05T09:52:12-03:00
A erosão fluvial é a erosão causada pelas águas dos rios que provoca desgaste nos planaltos, dentre outros relevos e removem porções do solo das margens dos rios, provocando um processo denominado Jaguariz. Por isso o rio pode mudar de forma.Muito parecida com a erosão pluvial, que é causada pela água das chuvas e não de rios.
2 5 2
2014-06-05T10:18:20-03:00
Erosão é descolamento de terra seja via água ou vento. 
A erosão pluvial, como o nome diz é causado pela chuva, se ocorre um alto índice pluviométrico, o suficiente para que a terra não absorva a água, o excedente ira ‘correr’ sobre a terra, arrastando um pouco dela junto. Porem as vezes temos chuvas intensas em pouco tempo, o que acarreta em desmoronamento de terras em lugares mais íngremes. Em regiões que ocorrem chuvas periódicas possui também este problema. 
Por isso é importante ter uma camada de vegetação, sendo em barrancos arvores muito importante. 
Já a erosão fluvial, acontece devido a corrente dos rios, que ficam constantemente arrastando a terra sob o leito do rio e das margens do rio, o que acarreta em desmoronamento das margens e alargamento do rio, qual o problema disso? 
O alargamento do rio irá diminuir a velocidade do rio e devido os desmoronamentos irá diminuir a profundidade do rio, podendo causar futuras enchentes. Já em áreas estreitas o rio irá ganhar mais velocidade, podendo causar outros tipos de desastres. 
“Agora em termos de arrastamento da terra sob o rio, o maior exemplo temos o Grande Canyon” do rio Colorado.
Para se evitar a erosão pluvial temos que plantar árvores nas margens dos rios. Para diminuir a velocidade de entra de água e ‘segurar’ a terra de suas margens. 
Todas erosões irão variar conforme o tipo de solo local e condições do relevo e vegetação.    bom diaa
1 1 1