ESSA QUESTÃO É DE ENSINO SUPERIOR, RESPOSTAS DE ENSINO MÉDIO, PORTANTO NÃO SERÃO ACEITAS. POR FAVOR, RESPEITEM.

Pergunta:

Energia dos triacilgliceróis. Responda, na base de "por átomo de carbono" onde reside a maior quantidade de energia biologicamente disponível nos triacilgliceróis: na porção glicerol ou na porção ácidos graxo?! Justifique. Indique como o conhecimento das estruturas químicas dos triacilgliceróis fornece a resposta.


OBS: Triacilgliceróis = Triglicerídeos.

1
a maior energia fica na posição acido graxo, pois ele é caracterizado por OH-C=O (vc entendeu o radical), e o glicerol é apenas OH-C (hidroxila ligado a carbono saturado e tal...) é isso?
Comentário foi eliminado
quer me explicar o resto então? xD
SE NÃO FOR ISSO, FAVOR DENUNCIAR.
MAS VOU TENTAR, RSRS

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-05T15:14:10-03:00
A porção dos triglicerídeos que apresenta maior quantidade de energia é a porção do esqueleto de carbono e que  são requeridas dois a dois para via convergente do metabolismo dos açúcares, que é o ciclo de Krebs, já que a porção glicerol não é formada de carbono, e sim de oxigênio e também por ser muito oxidada.
Os carbonos contidos nos ác. graxos liberam mais energia do que nos carboidratos, pela mesma relação, isto é, nos ác. graxos, os carbonos se apresentam muito mais reduzidos, ou seja, mais hidrogenados, que na verdade, é o responsável por gerar a força motriz para fosforilação do ADP em ATP. 
2 5 2
n dá pra editar mais...
mas o processo de degradação dos ác. graxos ocorre quando da ausência de carboidratos, sendo usado o acil-Coa, onde serão oxidado nas mitocôndrias, no processo de respiração celular aeróbica, para gerar o ATP, o que é chamado de fosforilação oxidativa.
Comentário foi eliminado
ah valeu!!!!
Comentário foi eliminado