Rousseau (século XVIII), um dos filósofos iluministas, tratou de questões sociais, educacionais e políticas. Um dos destaques a ele atribuído foi ter promovido a chamada "Revolução Copernicana" na educação - superando a concepção essencialista. Sobre a contribuição de Rousseau para a educação, podemos afirmar que:

a) A criança passou a ser considerada como tal, manifestando seus interesses, e desenvolvendo sua independência, mas não era o centro do processo educativo.
b) Trouxe uma nova maneira de lidar com a natureza humana no processo de educação: a valorização da infância, a abertura de espaço para as individualidades e a predominância das virtudes naturais.
c) A escola passa a ser espaço de alegria e de prazer, mas com a exigência do domínio intelectivo, desenvolvendo as possibilidades cognitivas de cada aluno.
d) Trouxe a discussão da democratização do ensino: “ensinar tudo a todos”, em que todos deveriam ter acesso à educação, independente de sexo, credo ou mesmo com necessidades especiais.

2
Comentário foi eliminado
a resposta correta é a B
Letra B concerteza

Respostas

2014-06-05T17:43:56-03:00
Ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano


2014-06-06T16:12:39-03:00