Respostas

2014-06-05T17:49:18-03:00
Acho que você vai encontrar sua própria resposta aqui :

1 1 1
A melhor resposta!
2014-06-05T18:30:18-03:00
Não, tecnicamente não, mas temos casos raros dos chamados negros de alma "branca".
Mas, respondendo, os negros tinham uma função muito determinante, a qual era servir a sociedade dominante e produzir as riquezas para acúmulo do fazendeiro ou outrem. Desse modo as castas que existiam suprimiam qualquer tentativa de subversão negra ou tentativa de ascensão social; Tínhamos a chamada sociedade estamental que reproduz a dinâmica social do antigo regime.  Porém alguns negros eram "promovidos" e eram responsáveis por açoitar outros negros, além disso, não me recordo de nenhum outro caso de ascensão social, que tenha sido mais radical.
1 5 1