• Podemos afirmar que as formas de dominação e o passado de exploração fazem com que negros e indígenas se encontrem nos dias atuais em situação de desigualdade em relação aos brancos na sociedade brasileira ? Justifique ... ( mínimo 10 lindas ) ..
ME AJUDEM POR FAVOR ..

1

Respostas

2014-06-05T18:20:39-03:00
Primeiro, temos que salientar o real significado de "branco", para os indígenas "branco" seria qualquer pessoa civilizada, aliás muitos dizem que os índios são amorais diante da sociedade civil.
Mas, respondendo a sua pergunta, vamos analisar a maneira com que houve a abolição da escravidão no Brasil, por exemplo, nos EUA temos a libertação do negros acompanhada de uma "doação" a cada libertado de uma mula e um pedaço de terra (minifúndio), porém no Brasil já vemos uma libertação dos escravos totalmente desamparada, isto é, deixaram tais "libertados" à deriva. Desta forma a maioria dos negros libertados foram marginalizados pela sociedade tanto de forma econômica, tanto social, e até religiosa - onde os negros foram impedidos de frequentar igrejas católicas, dando assim origem ao candomblé - contudo, podemos dizer que sim, os negros e os índios (os primeiros a serem escravizados) foram marginalizados de maneira radical, o que ecoa até hoje na sociedade contemporânea. 
2 4 2
Obrigado !
Por nada, mas acho melhor você tirar suas próprias conclusões, pois é só olhar para o noticiário e ver como há preconceito e a diferença social existente entre os negros e os brancos, além dos casos de cotas raciais.
Verdade !