Um homem de massa 75kg sobe uma escada com 10 degraus em 5s. Cada degrau possui 20 cm de altura e 30 cm de comprimento, dada a aceleração da gravidade igual a 10 m\s ao quadrado, determine
a- O trabalho da força peso do homem ao subir a escada;
b- A potência média do peso do homem

2

Respostas

2014-06-05T18:26:09-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Um homem de massa 75kg sobe uma escada com 10 degraus em 5s. Cada degrau possui  20 cm de altura e 30 cm de comprimento, dada a aceleração da gravidade igual a 10 m\s ao quadrado, determine:

a- O trabalho da força peso do homem ao subir a escada;

T = P x ΔS = m.g.ΔS = 75 x 10 x 2 = 1500 J

b- A potência média do peso do homem

P = T/t   
P = 1500/5 = 300 W
A melhor resposta!
2014-06-05T18:32:17-03:00
Temos que:
m = 75kg
t = 5s
v = 10 degraus
h = 20cm
d = 30cm
g = 10m/ m^{2}

a) Convertendo os valores dos degraus de centímetros para metros temos:
h = 20 cm = 0,2 m
d = 30 cm = 0,3 m
Temos como fórmula para calcular o trabalho: T = f . s
Sendo que a força neste caso é a força peso, então: T = P . s
Então:
P = m . g (para achar o peso)
P = 75 . 10
P = 750 N
T = P . s
T = 750 . 2
T = 1500J

b) Temos como fórmula para calcular a potência: P =  \frac{T}{t} (trabalho sobre tempo)
Então:
P = \frac{1500}{5}
P = 300W
1 5 1