Embora se afirme que o nome "Rio de Janeiro" tenha sido escolhido em virtude de os portugueses acreditarem tratar-se a baía da foz de um rio, na verdade, à época, não havia qualquer distinção de nomenclatura entre rios, sacos e baías - motivo pelo qual foi o corpo d'água corretamente designado como rio.

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-05T20:16:33-03:00
O nome da cidade - Rio de Janeiro - foi escolhido porque os portugueses acreditavam que a Baía de Guanabara era a foz de um rio. Na verdade, na época não havia qualquer distinção de nomenclatura entre rios, sacos e baías, motivo pelo qual foi o corpo d'água corretamente designado como rio. Isso ocorreu em 1º de janeiro de 1502 pelo português Gaspar de Lemos, seu descobridor e onde Estácio de Sá, 1° de março de 1565, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro 
8 5 8
2014-06-05T20:18:47-03:00
No dia 1º de janeiro de 1502, navegadores portugueses avistaram a Baía de Guanabara. Acreditando que se tratava da foz de um grande rio, deram-lhe o nome de Rio de Janeiro, dando origem ao nome da cidade. O município em si foi fundado em 1565 por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao então Rei de Portugal, D. Sebastião.  
7 3 7