Porfavor me respondam o Mathsphis apagou. Pfvr não apague é matéria

2
de acordo com o trecho " Há 7 anos o carro mais vendido não é gol, é goleada. responda:
1) a palavra goleada é primitivo ou derivado ?, explique.
A pergunta tinha sido postada em disciplina errada
ata desculpa...... Mathsphis
derivado porque vem da palavra gol

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-05T21:33:21-03:00
Olá, Stefany2003!

É substantivo derivado pois deriva da palavra gol.
1 5 1
2014-06-06T00:10:54-03:00
Goleada é um substantivo derivado de gol. Toda palavra que tem um radical comum formando outras palavras elas são chamadas de derivadas e a primitiva é justamente a que deu origem a outra.
Por exemplo: A palavra primitiva é gol a partir dessa vc poderá contruir outras que vão ser derivadas dela - goleada, goleiro, golaço. 
1 5 1