Respostas

2013-07-09T09:32:02-03:00
Originário da revolução francesa, o termo jacobinismo, também chamado jacobismo, teve uma significação diferenciada e evolutiva ao longo dos tempos. Originalmente, um jacobino era um membro do Clube Jacobino, clube maçônico francês com representação nos Três Estados e, depois, na Assembleia Nacional Francesa. No seu início, nos finais do século XVIII na França, a expressão era geralmente aplicada de forma pejorativa a qualquer corrente de pensamento que, para quem aplicava o termo, fosse defensora de opiniões revolucionárias extremistas! Os primeiros jacobinos, setecentistas, eram pequeno-burgueses ainda muito ligados às suas origens rurais e pobres, com pensamentos políticos e sociais radicais (queriam o extermínio dos nobres).
1 5 1
2013-07-09T18:48:16-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Os Jacobinos foram um grupo muito presente durante a Revolução Francesa, principalmente na Convenção Nacional, pois governaram durante algum tempo. Os jacobinos eram a parte esquerda da população, no qual representava em grande parte o povo da França.
Teve como líder Maximilien Robespierre, que deu início ao período do terror da Revolução Francesa, pois fora criado por ele a Salvação Pública, no qual exterminou milhões de pessoas na guilhotina, até mesmo o Rei Luís XVI. Porém ele mesmo sofreu com essa criação e morreu guilhotinado por girondinos.
1 5 1
Os jacobinos faziam parte de uma organização política, criada em 1789 na França durante o processo da Revolução Francesa. No princípio tinham uma posição moderada sobre os encaminhamentos revolucionários, porém, com a liderança de Robespierre, passaram a ter posições radicais e esquerdistas.
Comentário foi eliminado