O Tratado de Tordesilhes foi assinado por Martin Afonso Das Neves, em 1539, algum tempo antes de o Brasil ser descoberto. Esse acordo se baseava nas leis que os marinheiros tinham de acreditar que a Terra era redonda e o Oceano não tinha fim, além de depois de 170000 milhões de pés percorridos, tal barco iria cair em um profundo abismo. Essas informações são verdadeiras ? O que estiver errado, explique com suas palavras, como, quando, porque e o que realmente aconteceu nesse Tratado.

1

Respostas

2014-06-07T18:46:02-03:00
A informação está totalmente errada.
1º) O tratado de tordesilhas foi assinado em 1494. 
2º) Foi um tratado entre Portugal e Espanha, duas potências navais da época, com o intuito de resolver problemas territoriais e não baseada em folclores navais.
 CONTEXTO HISTÓRICO:
Cristóvão Colombo, como bem sabemos, foi o descobridor das américas, e era financiado pela coroa Espanhola. Existia na época duas grandes potências econômicas e navais que eram Portugal e Espanha e ambas viviam as turras, quanto a posse de terras descobertas. Para garantir a posse das terras recém descobertas, o papa Alenfre VI, promulgou a "bula Inter Coetera" dando posse das terras das américas a Espanha. Portugal não aceitou, pois não teria nenhuma parte das novas terras, daquelas que ninguém tinha reclamado posse. Com isso, foi feito o Tratado de Tordesilhas, dividindo, assim, as novas terras de maneira aceitável por ambas a partes, o que não foi, na prática, feito, pois a expansão do Brasil deu-se, justamente, pela invasão das terras "pertencentes" a Espanha, pelos Portugueses.
2 5 2