"De um grupo de 61 pessoas, descobriu-se que:
- 37 gostam da cor azul;
- 28 gostam da cor vermelha;
- 8 não gostam do azul nem do vermelho
Quantas pessoas gostam do azul e do vermelho ao mesmo tempo?"

Preciso dessa resposta o mais rápido possível, ela envolve equações do 1° grau. Por favor, me deem uma explicação bem detalhada!

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-07T16:52:29-03:00
Primeiro você tira as que n gostam de nenhuma das cores fica 61 - 8 = 53
Agora desses 53 , 28 gostam da vermelha ou 37 do azul 28 + 37 = 65(total de pssoas que gostam de alguma das duas cores).
Agora você pega esse 65 que é o numero de pessoas que gostam de azul OU vermelho, e subtrai pelo 53 (pessoas que gostam de uma OU outra cor). ficam 12, esses 12 gostam do azul E do vermelho.

2 4 2
2014-06-07T16:56:09-03:00
Usando a fórmula : N(AUB) = N(A) + N(B) - N(A n B)
- N (AUB) = 61 - 8 = 53 (universo das pessoas que gostam de azul e vermelho)
- 37 gostam da cor azul => N(A) = 37;
- 28 gostam da cor vermelha => N(B) = 28;
Quantas pessoas gostam do azul e do vermelho ao mesmo tempo => N(A n B) = ?
 N(AUB) = N(A) + N(B) - N(A n B)
53 = 37 + 28 - N(A n B)
53 - 65 = - N(A n B)
N(A n B) = 12
...............
- gostam apenas de azul = 37-12 = 25
-  gostam apenas de vermelho = 28 - 12 = 16
- Universo total = 25 + 16 + 12 + 8 = 61
1 5 1