Respostas

2013-07-09T13:25:56-03:00
A Química Orgânica surgiu quando os compostos encontrados nos seres vivos (daí o nome orgânico) passaram a ser sintetizados em laboratório. O primeiro deles foi a ureia, sintetizada em 1828 pelo químico alemão Friederich Wohler. Até então se acreditava que os compostos presentes nos seres vivos não poderiam ser preparados a partir de compostos ditos inorgânicos, como um sal. Foi justamente a partir de um sal tipicamente inorgânico, o cianato de amônio (NH4OCN), que Wohler preparou a ureia ((NH2)2C=O), um composto encontrado nos seres vivos. A reação é a seguinte: NH4OCN => (NH2)2C=O Para diferenciar esses compostos daqueles presentes em metais e seus minerais (a chamada Química Inorgânica), o ramo da Química que centra esforços em desvendar os compostos que apresentam vários átomos de C ligados entre si (as cadeias carbônicas) passou a ser chamado "Química Orgânica". É importante frisar que essa diferenciação é muito mais histórica do que conceitual.
1 5 1
A melhor resposta!
2013-07-09T22:37:03-03:00
A química orgânica existe, na verdade, desde que o mundo existe. As variedades de compostos foi crescendo anos após anos com as invenções do homem. Só foi nomeado de química orgânica, porém, após algum tempo, com a evolução dos pensadores e cientistas após anos de estudos.
Todo composto que contém Carbono e Hidrogênio é considerado química orgânica/orgânico.
1 5 1