Respostas

A melhor resposta!
2013-07-09T14:13:05-03:00
A tabela periódica dá muitas informações que podem ser pedidas ou citadas de alguma  forma no ENEM.
1º)Saber que os elementos estão organizados por número atômico ou Z

2º)Que os elementos estão divididos em famílias ou grupos(colunas) e períodos(linhas).Que cada família tem características diferentes,por exemplo,a família 1A e 2A são metais alcalinos e alcalinos terrosos,formam cátions,são eletropositivos...
Já a última família é a 8A,ou dos gases nobres,que apresentam baixa reatividade e alto potencial de ionização.

3º)Saber que os elementos podem formar ligações químicas,de acordo com sua necessidade de perder,ganhar ou partilhar elétrons: iônica(metal+ ametal),covalente(não metal+ não metal ou não metal + gás),metálica(metal + metal)
Que cada uma dessas ligações também têm características.

4º)Que os elementos da tabela possuem nox(número de oxidação) e que esses números são utilizados para se balancear reações químicas e que existem os cálculos estequiométricos baseados em número de mol e variação de entalpia

5º)Que se eu fosse você ,teria MUITA atenção a calculo estequiométrico e quimica inorgânica(pois são duas matérias que SEMPRE caem) e geralmente te levam 3 a 7 pontos de graça,se você não souber.

6º)E por último,que pela tabela pode se descobrir muitas coisas direta ou indiretamente,como afinidade eletrônica,camadas eletrônicas e etc... que não necessariamente caem no Enem,mas podem cair.
1 5 1
Comentário foi eliminado
E aí ManoChavez? pegou as dicas de ouro né? Agora é só se dedicar,estudar bastante e ir fazendo exercícios.Boa sorte!