Qual alternativa a seguir traduz as relações entre as classes sociais em uma sociedade como a nossa? Alternativas 1 - Os mais ricos ajudam os mais pobres por meio de donativos e contribuições solidárias a fim de diminuir a fome e a miséria no mundo.
2 - A principal diferença entre pobres e ricos reside no fato de que os primeiros são conformados e não têm a ambição de melhorar sua condição social. 3 - Os filhos de famílias pobres estão condenados a viver na miséria, ao passo que os filhos de famílias ricas estão destinados a uma vida farta e confortável. 4 - As relações sociais entre as diferentes classes econômicas expressam as contradições próprias do mundo capitalista. 5 - É melhor ser pobre e trabalhador do que rico e explorador. Os ricos deveriam ser abolidos de qualquer sociedade.

2

Respostas

2014-06-08T02:19:08-03:00
Acredito que a número 4 seja a correta, pois falando da sociedade global (que é na sua maior parte capitalista, com raras exceções), vemos um desequilíbrio social e econômico enorme. As pessoas trabalham na intenção de obter lucro e assim, subir na hierarquia social, mas muitas vezes vemos isso não ser possível, pois o sistema capitalista considera todas as pessoas com condições iguais para o trabalho. Então, por exemplo, um jovem promissor que vive numa grande cidade e teve a oportunidade de se graduar, vai tentar obter empregos no local onde vive, ou então, a partir dos lucros, deslocar-se para outra região, afim do mesmo. Já um jovem nascido em uma região muito rural onde não existem serviços básicos cresce sem a oportunidade de entrar numa instituição de ensino, pois ali não havia uma, e sem condições de migrar para outra região onde haja porque não possui capital para isso, já que para conseguir algum capital, teria que ter tido essa oportunidade de se qualificar para o trabalho, assim fica preso naquela faixa social sem muitas possibilidades de migrar da mesma pois não teve uma condição de vida favorável. Mas para o sistema capitalista, esses dois jovens são vistos de forma igual, pois ambos são homens com idade e condições físicas para o mercado de trabalho. E assim surgem então as desigualdades sociais como consequência do capitalismo em nossa atual sociedade, pois não podemos considerar que um garoto de uma tribo africana tenha as mesmas chances de um jovem nova iorquino, mas é isso que fazemos, e continuaremos a considerar pois o sistema capitalista é algo praticamente fixo em nossa sociedade.
1 5 1
2014-06-08T11:03:43-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A alternativa correta é "4 - As relações sociais entre as diferentes classes econômicas expressam as contradições próprias do mundo capitalista", pois as de mais não são generalizadas.

Bons estudos!

1 5 1