Leia as afirmações a seguir:
I. O novo modo de produção (capitalista) exigia concentração dos trabalhadores em um espaço especifico: as fábricas;
II. As máquinas a vapor e o tear mecânico tornaram-se verdadeiros deuses dos capitalistas e a fábrica seu templo;
III. A população operária passou a se concentrar nos arredores das fábricas, incrementando assim, o surgimento das cidades industriais
Com base no sistema de Produção Capitalista assinale a alternativa CORRETA: Alternativas 1 - Somente I está correta; 2 - I e II estão corretas; 3 - I e III estão corretas; 4 - II e III estão corretas; 5 - Todas as afirmativas estão corretas.

1

Respostas

2014-06-08T02:05:15-03:00
I - Correta, pois o modo capitalista baseia se na obtenção de meios que tragam fins lucrativos, então quanto mais os trabalhadores se concentrassem, mais iriam produzir, e quanto mais produzissem, mais lucro trariam e de forma mais rápida.
II - Correta, pois a utilização de máquinas agilizava os processos que antes deveriam ser feitos pelo homem, trazendo vantagem no tempo de produção, gerando mais em menos tempo. Além disso, dispensava o trabalho manual em diversos processos, permitindo que essa mão-de-obra se encaminhasse para outra produção, que possivelmente geraria lucros.
III - Correta, porque com o surgimento de fábricas, as rotinas de trabalho eram cansativas, envolvendo toda a regência de máquinas e etc. Além disso, para os trabalhadores que moravam no campo o trabalho se tornava inviável, pois não valia a pena perder horas num percurso diário às fábricas, se tornaria cansativo, diminuiria a produtividade e seria um desperdício de tempo, o que é muito evitado no sistema capitalista, pois tempo representa dinheiro.
Portanto alternativa 5, todas estão corretas.