O fim do Império Romano foi motivado apenas pela aproximação dos povos "bárbaros"? Justifique sua reposta.

1
Não. O fim do Império Romano foi motivado com o começo da "Pax Romana", que foi quando decidiram parar com o expansionismo... Como consequência surgiram séries de outras crises, tal como a escravista (que foi causada pela não arrecadação dos escravos de guerra, principal mão de obra na época) e mais tarde o enfraquecimento das fronteiras e conflitos com os povos bárbaros.

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-08T19:04:08-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Não, a invasão dos bárbaros foi mais um dos motivos que contribuíram com a queda do Império Romano no Ocidente. A crise começou dentro de Roma, o império já não tinha aquela potência da época de Júlio César e Otávio Augusto, os novos imperadores, Nero, Calígula, por exemplo, arruinaram Roma, pois deixaram de lado a mente expansionista e focaram em interesses individuais. O número de escravos foi diminuindo, pois Roma já não fazia guerra com outras nações, e a crise popular foi se alastrando. Os bárbaros, foram aproveitando, e pouco a pouco, foram invadindo as fronteiras, até que em 476 d.C., o imperador Rômulo Augusto caiu.
5 5 5