Respostas

2014-06-08T17:43:39-03:00
Em todas as receitas de bolo que encontramos, sempre existe a instrução de pré aquecer o forno por aproximadamente 15 minutos para receber a massa. É importante que ao colocar o bolo no forno, este já esteja quente, deste modo, o gás carbônico que será obtido pela transformação do fermento não irá escapar da massa antes que ela comece a se solidificar.
O segredo das claras em neve é simples. Estas praticamente triplicam seu volume original quando batidas porque a ligação de sua estrutura molecular é muito bem feita e difícil de ser rompida. Esta característica estrutural, favorece o “armazenamento” de ar dentro dela, desta forma, quando batemos as claras, vamos incorporando ar dentro dessa estrutura e ela passa a ganhar aquela forma interessante de espuma.

Outra instrução que encontramos nos livros de culinária, é a de bater as gemas com o açúcar e manteiga antes de adicionarmos a farinha de trigo. Isto porque, quando batemos as gemas com o açúcar e a manteiga, os cristais de açúcar formam pequenas “bolsas” de ar que ajudam na sustentação inicial da massa.

O fermento é um ingrediente vital para que o bolo saia de
forma correta. O papel do fermento é liberar gás carbônico dentro da massa, que encherá com o mesmo, fazendo o bolo crescer e ficar fofinho.
1 5 1
2014-06-08T17:47:21-03:00
Há de químicas num bolo de chocolate aquelas coberturas comestíveis a base de gelatina, acido esteárico, amido modificado ou cera de carnaúba.