Respostas

A melhor resposta!
2014-06-08T23:01:33-03:00
Voce terá de usar semelhança de triangulos.

A altura da moça com a sua sombra resulta num triangulo menor.

A altura do poste com sua sombra resulta num triangulo maior, onde "dentro" esta o triangulo menor.

A base do menor mede x, que é o que você quer descobrir, e a altura mede 1,5.
A base do maior mede (2 + x) e a altura mede 4.

Assim, por semelhança de triangulos, você tem que:

x/1,5 = (x+2)/4

Multiplique em cruz:

4x = 1,5x + 1,5.2
x(4 - 1,5) = 3
x (2,5) = 3
x = 3/2,5 = 1,2
1 5 1
2014-06-08T23:05:46-03:00
Olá, Isagoncavieira!

Vamos usar a razão de semelhança entre os triângulos:

 \frac{x}{1,5} =  \frac{x+2}{4}

Então podemos multiplicar em cruz:

4x = 1,5x + 1,5 . 2

4x = 1,5x + 3

4x - 1,5x = 3

2,5x = 3

x =  \frac{3}{2,5}

\boxed {x = 1,20m}

1 5 1