A bactéria Clostridium botulinum, que é anaeróbica estrita pode contaminar alimentos e causar botulismo, intoxicação alimentar que pode levar a morte, quem os ingere.
Em um bolo contaminado por essa bactéria deve haver, em principio, mais toxinas da bactéria na superfície do bolo ou nomeio dele? Justifique sua resposta

2

Respostas

2013-07-09T22:04:17-03:00
No meio dele, pois na superfície há mais contato com o ar, e o ar tem oxigênio o que mata a bactéria (pois ela é anaeróbica).
45 4 45
A melhor resposta!
2013-07-09T22:12:42-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Considerando que as bactérias anaeróbicas são aquelas que apresentam dificuldade de se reproduzir e viver quando está em contato com o oxigênio do ar e que a bactéria Clostridium botulinum é anaeróbica, a resposta seria o meio do bolo.

Isso resultado do fato de que esse micro-organismo do botulismo, sendo anaeróbico, não produzirá tantas toxinas na superfície do bolo, haja vista que essa área está mais em contato com o ar e teria mais dificuldade em se reproduzir e produzir as toxinas. Portanto, haveria mais toxinas no meio do bolo, haja vista que as bactérias se reproduziriam mais nessa região por estarem mais isoladas do contato com o ar.
18 4 18