Respostas

2014-06-09T17:33:24-03:00
Explique a relação de semelhança sobre a qual se construíram as metáforas:Os catadores de papel são triste paisagem.Teu sorriso é  uma aurora.O hipopótamo é um bruto sapatão afogado.Esse vendedor de carros é uma raposa.Seu mau-humor é chuva de verã0.Meu novo apartamento é uma caixa de fósforos.Nosso relacionamento é um mar de rosas. Identifique as figuras usadas nas frases abaixo:O bonde passa cheio de pernas.O gato é preguiçoso como uma segunda-feira.Não fique pensando que o povo é nada.Uma coisa triste no fundo da sala./ me disseram que era Chopin.Coitado do Durval: não foi feliz na prova.Gastei  rios de dinheiro no meu curso de computação.Os carros não andam, voam.O vento beija meus cabelos,      as ondas lambem minhas pernas,      o sol abraça o meu corpo,       o meu destino é ser star.0O noivo da minha irmã pediu a mão dela em casamento.As pessoas vão e vêm, entram e saem.Quando a indesejada das gentes chegar, encontrará o campo livre.A mim, não me convidaram para o torneio de vôlei.Há males que vêm para o bem.Há males que faz tempo estão grisalhos.O rapaz saltou da ponte da vida.Essas vãs promessas, já as conheço de sobra.Meu verso é sangue ... Volúpia ardente.Estou esperando você há séculos!As pessoas aqueciam-se ao pé das grandes fogueiras.A vida é um incêndio.A mão toca o violão/ se for preciso vai à guerra.Cantava muito Chico Buarque.O rei do futebol esteve presente na homenagem.Era uma pessoa que não raramente faltava com a verdade.Pra se viver, há de se sentir a morte.Meus olhos desmaiaram de emoção ao vê-la.
A melhor resposta!
2014-06-09T17:38:43-03:00
Catacrese É a metáfora tornada hábito lingüístico, já fora do âmbito estilístico..
São exemplos de catacrese:

1) O pé da mesa estava quebrado.

2) Não deixe de colocar dois dentes de alho na comida.

3) Sentou-se no braço da poltrona para descansar.

4) A cabeça do prego está torta.

5) A asa da xícara quebrou-se.

6)folhas de livro.

7)pele de tomate.

8)dente de alho.

9)céu da boca.

10)cabeça de prego.
1 5 1