Considere uma população constituída de 40 profissionais liberais que foram, questionados sobre o número de revistas que os mesmos são assinantes, obteve-se a seguinte tabela:
A percentagem de profissionais que tem menos de 3 (0, 1 ou 2) revistas é:

a) 65%
b) 75%
c) 80%
d) 25%

A resposta correta é a letra A, mas preciso do cálculo! Me ajudem por favor!

2

Respostas

2014-06-09T21:53:09-03:00
É só pegar os números de pessoas que tem menos de 3 (0-1-2) que dá 26 (6+8+12)
e dividir pelo espaço amostral que é o numero total de entrevistados. Pense assim numa probabilidade sempre. P=26/40 = 0.65 ou 65%
3 4 3
A melhor resposta!
2014-06-09T21:57:36-03:00
Pela tabela, Adrinha, basta somar os profissionais que assinam 0, 1 e 2 publicações. Logo:
0 pulbicação  =>  6
1 pulbicação  =>  8
2 pulbicações => 12
  S  O  M  A   => 26
.................
Agora vamos encontrar a porcentagem, pela regra de três:
 funcinários      porcentagem
      40  ------------   100   
      26  ------------     x   ======> x = (26.100)/40 => x = 65% (LETRA A)
2 5 2