Respostas

2013-07-11T00:04:17-03:00
A) O etnocentrismo considera a cultura do seu grupo social a melhor dentre todas as culturas, sendo muitas vezes impositivo, ou seja, quer que as outras sociedades não só aceitem a sua cultura, mas a incorporem. É preconceituoso, coercitivo e estabelecedor de modelo cultural. (eu já havia respondido isso em uma pergunta que pedia pra diferenciar etnocentrismo de diversidade cultural, por isso, copiei e colei parte da minha própria resposta);
B) Contracultura é quando o indivíduo se opõe de forma radical a valores ou costumes que vigoram em determinada sociedade. Marginalidade Cultural é quando o indivíduo "desconhece sua própria cultura", ou seja, não tem conhecimento dos costumes, de danças típicas ou muitas vezes, até conhecem, mas não se integram totalmente na cultura da sociedade em que vive.
C) Aculturação é quando há uma miscigenação de cultura em que indivíduos ou grupos incorporam culturas que não são as suas. Por exemplo, isso pode ocorrer quando uma pessoa se muda de um lugar pro outro, encontrando assim, uma sociedade com uma cultura diferente da sua.  Portanto, para integrar-se a ela é preciso passar pelo processo de aculturação, já que ninguém consegue viver isoladamente.
D) A cultura é dinâmica justamente porque ela está sempre em transformação. A transformação cultural ocorre a partir do momento que os indivíduos de determinada sociedade se conscientizam que é preciso se policiar em determinadas situações para não ferir os direitos de outrem. Por exemplo: não ouvir uma música alta dentro de um ônibus para não incomodar quem não queira ouvir ou simplesmente lembrar de "jogar lixo no lixo" !
5 4 5