Entre as teses liberais está a defesa da livre concorrência. O poder

Entre as teses liberais está a defesa da livre concorrência. O poder da iniciativa particular para buscar a realização de um interesse particular. A igualdade se coloca como uma questão jurídica perante o estado e cabe ao exercício da cidadania garantir os direitos de todos. O materialismo histórico faz uma crítica ao liberalismo neste sentido, considerando a democracia liberal uma farsa. Isto se justifica:

ALTERNATIVAS Pela liberdade que os homens têm de admitir o interesse pessoal acima do coletivo, assim a democracia nunca será a vontade de todos. A propriedade privada diferencia os homens e é legitimada em uma sociedade liberal. Desta forma, condena a vida na sociedade capitalista, já que tudo é obtido na condição de mercadoria. Valoriza o ser humano e sua potencialidade pessoal. Já o liberalismo defende uma igualdade material plena. Os interesses das pessoas se sobressaem aos interesses coletivos, o que leva a uma anarquia generalizada dentro das instituições jurídicas.

1

Respostas

2013-07-10T23:25:01-03:00
Creio que seja a última alternativa
(Os interesses das pessoas se sobressaem aos interesses coletivos, o que leva a uma anarquia generalizada dentro das instituições jurídicas) e explico:
O Materialismo histórico não critica o fato dos indivíduos terem escolha de colocar o interesse coletivo acima ou abaixo dos seus interesses(pois aí entraria na questão de ética,cidadania e moral),e sim as contradições do sistema capitalista em permitir isso.
Ou seja,nosso sistema jurídico deve garantir por lei,como foi citado no enunciado,o direito à igualdade,por outro lado,ele trabalha a favor de quem pode mais(pagar mais,influenciar mais) o que gera uma grande contradição dentro do sistema capitalista e acaba criando uma grande anarquia(desprezo,falta de ) nossas leis.
1 5 1