Respostas

2014-06-10T15:02:50-03:00


Ciência é um dos modos pelo qual o homem tenta explicar a realidade a sua volta, "um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa"*. Esse método científico geralmente é rigoroso e sempre se baseia em dados empíricos e falseáveis, isto é, dados adquiridos de experimentações, e que podem ser comprovados por esses experimentos. 

Exemplo: as pesquisas que Durkheim fez nas sociedades européias de seu tempo para descobrir quais as taxas de suicídio delas, e como isso se relacionava com sua teoria sociológica holista. 

Cientificismo é a crença de que o único discurso capaz de trazer a verdade sobre o mundo, que o único discurso "correto" é o científico. É acreditar que toda a realidade humana pode ser descrita pela ciência, e somente por ela. Nada mais falso, já que a ciência é limitada pelo método que utiliza, que enfoca a realidade apenas em uma de suas facetas, além de que outros discursos, como o da Filosofia e das Artes, por exemplo, também podem abordar satisfatoriamente muitos aspectos da realidade. E muitas vezes de maneira bem mais profunda do que a ciência.