Uma torneira enche um reservatorio em 4 horas, uma segunda torneira enche o mesmo reservatorio em 6 horas. O tempo necessario para que as duas torneiras juntas, abertas ao mesmo tempo, encham o reservatorio é:
a) 3 horas e 10 min
b) 2 horas e 45 min
c) 2 horas e 24 min
d) 1hora e 25 min
e) 1 hora e 12 min

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-07-11T00:07:01-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Uma maneira de indicar a velocidade de enchimento de uma torneira é:
Torneira A: 1/4 (um tanque a cada 4 horas)

Então a torneira B: 1/6

Se as duas estão funcionando juntas, então devemos somar as velocidades:

\frac{1}{4}+\frac{1}{6}=\frac{3+2}{12}=\frac{5}{12}

veja que para saber o tempo de enchimento de A basta inverter a velocidade de enchimento

Do mesmo modo para descobrir em horas o tempo de enchimento de A+B basta inverter sua velocidade: 12/5 h = 2,4 h que equivale a 2h 24 min

Logo ALTERNATIVA C

3 5 3
2013-07-11T00:26:34-03:00
1° temos 1/3
2° temos 1/6     somando os dois da igual a

5/12/12/12= 12/5= 2h. 4, que é igual a 2h 24 minuto aproximadamente..
C)