Admitindo-se que uma célula viva contenha uma solução de concentração 0,02 molar e a mesma é mergulhada em uma solução aquosa de concentração 0,05 molar. Com base nisto, pode-se afirmar que a célula perderá água e vai murchar? Explique em termos de osmose.

ajudem-me ;w;

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-10T22:03:32-03:00
Sim, a célula perderá água para a solução e irá murchar.
Isso ocorre porque a concentração da solução é maior do que a da célula, então a célula perderá água para a solução para ambas atingirem uma isotonicidade (ficarem com concentrações iguais). Esse processo de passagem de solvente de um meio (célula) para o outro (solução) é chamado de osmose. 
2 5 2
2014-06-10T23:21:56-03:00
A osmose ou pressão osmótica é a força que equilibra a concentração entre meios semipermeáveis ou entre células vivas e o meio  tendo a tendência a ser isotônico (com a concentração igual pela transferência do solvente)  ...  como a concentração do meio é maior que a da célula esta ira desidratar até morrer pela perda de líquido atravéz da osmose
1 5 1