Respostas

2013-07-11T15:54:54-03:00
Escreva melhor essa pergunta, não consegui entender. O a20 é -144?? 
A melhor resposta!
2013-07-11T16:01:31-03:00
A1 + 12r = 200 multiplicamos por (-1)
a1 + 19r = 144

-a1 - 12r = -200
a1 + 19r = 144
.........7r = -56
...........r = -56/7
...........r = -8

a1 + 12r = 200
a1 + 12.(-8) = 200
a1 - 96 = 200
a1 = 200 + 96
a1 = 296

a16 = a1 + 15r
a16 = 296 + 15(-8)
a16 = 296 - 120
a16 = 176

Resposta:
a1 = 296
a16 = 176
r = -8


3 4 3