Respostas

2014-06-11T21:30:45-03:00
A Itália possui um parque industrial bem diversificado. O país aumentou sua competitividade e produtividade após a Segunda Guerra Mundial, quando o capital estatal e privado passou a capacitar tecnologicamente o país. A Itália também se beneficiou do Plano Marshall para a reconstrução de sua indústria. 
Alguns grupos privados nacionais estão entre os maiores conglomerados do mundo, como a Fiat (Fábrica Italiana de Automóveis Turim), que além de automóveis, produz aviões, helicópteros, etc. Há outros grupos importantes como a Olivetti (eletrônico), a Parmalat (alimentício), a Pirelli (químico), etc. 
Alguns dos principais centros são Milão, Turim, Gênova, Verona e Parma. No Sul as indústrias se localizam em torno de siderúrgicas e petroquímicas instaladas pelo Estado. A Itália tem a maior capacidade de refinaria de petróleo da Europa. Devido a sua localização entre o Oriente Médio e Europa, suas refinarias abastecem vários países.O Estado italiano teve uma grande importância ao longo desse processo de industrialização tardia. Mas algumas empresas foram privatizadas, devido ao neoliberalismo ter ganhado espaço. 
2 5 2
A melhor resposta!
2014-06-11T21:32:33-03:00
Depois da Segunda Guerra Mundial a Itália aumentou sua competitividade com outros países e sua produtividade, porque o capital que o país possuía, passou a dar capacidade tecnológica e benefícios à indústria através do Plano Marshall, com uma reconstrução industrial.
9 5 9