Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-06-11T23:57:13-03:00
Se a metade do perímetro é 13
será 6+2+x=13
x=5
calcular altura
hipotenusa =5
um cateto=4
5²=x²+4²
x²=25-16
x²=9
x=√9
x=3

A= (B+b).h/2
A=(12+4)3/2
A=16.3/2
A=48/2
A=24cm²
6 4 6
2014-06-12T00:09:02-03:00
- perímetro => 2p = 13 . 2 = 26 cm
- semi-perímetro do trapézio (p) é 13 cm => p = 13 cm
- trapézio isósceles lados oblíquos são iguais (x), então o perímetro é:
2x + 4 + 12 = 26 => 2x = 26 - 16 => 2x = 10 => x = 5 cm
- área do trapézio (At) = (B+b)h/2
A sombra da base menor sobre a maior será 4 cm, por ser um trapézio isósceles, a base maior será composta por 3 partes de 4 cm cada. A altura formará com o lado oblíquo e uma das partes da base maior um triangulo retângulo de hipotenusa 5 cm e cateto 4 cm, logo o outro cateto, que é altura,será:
5
² = 4² + h² => h² = 25 - 16 => h² = 9 => h = 3 cm
......................
At = (12+4)3/2 => At  = 16.3/2 => At = 8.3 => At = 24 cm²
A área do trapézio é de 24 cm
².
3 5 3