Respostas

2014-06-12T08:42:56-03:00
O fogo se alastrou com rapidez por todo o andar.
Sujeito: O fogo
Núcleo: fogo

Ele é sujeito simples pois só tem um Sujeito. Agora se fosse O fogo e o gelo iria ser composto.
2 5 2
A melhor resposta!
2014-06-12T08:50:24-03:00
Quando se faz a pergunta "Quem? ou O que?" antes do verbo, encontramos o sujeito. Olha só:
Quem se alastrou com rapidez por todo o andar? A resposta é " o fogo ", então o sujeito da frase é "o fogo". Como temos só um sujeito (o fogo) dizemos que esse sujeito é simples.

Ja o núcleo do sujeito é a parte mais importante dele, que quando retirada, deixa a frase sem sentido. Quando nós retiramos o substantivo "fogo", mudamos o sentido da frase, mas quando retiramos o artigo "o", isso não acontece. Então o núcleo do sujeito é fogo.
1 5 1
obrigada isso ajudou muito (faltei na aula q a professora explicou oque era núcleo do sujeito)
de nadaa. Você vai aprender rapidão, é bem simples. Pega mais frases e pratica, pois ajuda muito. :)))