Respostas

2013-07-12T10:41:20-03:00
A) Países da América do Norte
1. Canadá - línguas oficiais: francês e inglês
2. Estados Unidos da América - língua oficial: inglês
3. México - língua oficial: espanhol

Países da América Central
1. Belize - língua oficial: inglês
2. Costa Rica - língua oficial: espanhol
3. Cuba - língua oficial: espanhol
4. El Salvador - língua oficial: espanhol
5. Guatemala - língua oficial: espanhol
6. Haiti - línguas oficiais: francês e crioulo
7. Honduras - língua oficial: espanhol
8. Jamaica - língua oficial: inglês, embora muitos cidadãos rurais falam um dialeto criolo jamaicano 
9. Nicarágua - língua oficial: espanhol
10. Panamá - língua oficial: espanhol
11. República Dominicana - língua oficial: espanhol
12. Trinidad-Tobago - língua oficial: inglês

lhas Cayman (colônia britânica língua oficial: inglês)

Martinica (Dependência da República Francesa - língua oficial: francês, mas fala-se o crioulo)

Porto Rico (Membro da Comunidade dos EUA - Commonwealth - Território dos Estados Unidos da América - línguas oficiais: espanhol e inglês)

Brasil: Português.
No Suriname o idioma oficial é o neerlandês (holandês) 
Na Guiana Francesa é o Francês.
Na Guiana Inglesa e nas Ilhas Malvinas evidente que é o inglês.
Nos demais países o castelhano (espanhol) é oficial em Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai,Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, mas sua presença também é importante nas Antilhas Holandesas, Belize, Estados Unidos da América, Trinidad e Tobago, Haiti.

b) As línguas oficiais estão muito ligadas à colonização que foi feita em determinado pais. 

c) As principais línguas indígenas da América Latina são o guarani, o aimara (aymara), o quechua (+quichua), o náhuatl e o maya.

O guarani é a língua mais utilizada, com quase 8 milhões de pessoas que a falam principalmente no Paraguai, mas também no Brasil, Bolívia e Argentina. O povo guarani estende-se na margem do rio Paraná e do El Chaco.

quechua ou quichua é uma família de línguas originária dos andes centrais, que se estende pela parte ocidental da América do Sul através de sete países. É falada por mais de 10 milhões de pessoas divididas entre Bolívia, Peru, Equador, Argentina, Colômbia e Chile

O aimara é a língua do povo indígena americano da região andina do lago Titicaca. A população falante do aimara ocupa o ocidente da Bolívia, o sul do Peru, o norte do Chile e o norte da Argentina (1,5 milhões de falantes).•    

O náhuatl é uma língua azteca que é falada principalmente por nahuas no México e na América Central. Surgiu no século VII. Com 1,4 milhões de falantes no México, a maioria bilíngue com o espanhol. Seu uso estende-se desde o norte do México até a América Central.•    Línguas mayenses ou mayas, que têm múltiplas variantes. São línguas ameríndias derivadas do tronco mayense, que são faladas principalmente nos estados mexicanos peninsulares de Yucatán, Campeche e Quintana Roo, bem como em menor grau em Belize e no norte da Guatemala. É falada por cerca de 6 milhões de pessoas)•    

O mapuche ou mapudungun (‘o falar da terra’), é o idioma dos mapuches, um povo ameríndio que habita o Chile e a Argentina (200.000 falantes).
3 5 3