Com relação a ditadura militar brasileira, temos que a população se manifestou de determinada forma. De acordo com a web aula, assinale a alternativa que representa a manifestação de setores populares mais organizados durante a época da ditadura militar.
Alternativas
• 1 - Tendo em vista que a ditadura preveniu a instalação do comunismo no Brasil, toda a população manifestou apoio irrestrito a esta revolução instalada;
• 2 - Muitos grupos organizados, principalmente ao final da década de 1960 e início da década de 1970 se transformaram em grupos guerrilheiros e gradualmente foram dizimados pelas forças governamentais;
• 3 - Durante toda a ditadura militar a força dos sindicatos pressionou o regime militar, que mesmo sendo instituído pela força respeitou o direito a greve e a legítima manifestação dos trabalhadores;
• 4 - Somente a União Nacional dos Estudantes era contra a ditadura militar, razão esta que levou a sua extinção em 1963;
• 5 - As alternativas (a) e (d) estão corretas.

1

Respostas

2014-06-13T10:37:35-03:00
Vamos analisar as alternativas:
1 - Como houve uma repressão a instalação do comunismo no Brasil na década de 60, do século passado, houve sim uma parte da população que apoiou os militares, é só lembrar da "marcha da família com Deus", ocorrida em 1964, porém, não foi unânime.
2 - Foram formados grupos de resistência ao governo militar, que teve seu auge na década de 70, conhecidos como guerrilheiros, os mais importantes foram Lamarca e Marighella, ambos foram mortos, porém estes grupos não foram dizimados completamente.
3 - A força sindical, começou a pressionar o governo principalmente na década de 70, do século passado, e o governo de forma moderada permitia seus movimentos e em alguns momentos respeitou suas greves, mas não tinham tanta força como se tem hoje.
4 - A UNE, foi fechada com a instituição do AI-5 em 1968, porém ela continuou na clandestinidade e de maneira mais moderada.
..........
Com base na análise das alternativas, a mais coerente é a:
 2 - Muitos grupos organizados, principalmente ao final da década de 1960 e início da década de 1970 se transformaram em grupos guerrilheiros e gradualmente foram dizimados pelas forças governamentais.
1 5 1