Quanto a colocação pronominal coloque certo ou errado.
1- Dir-se-ia que todos preferem-lhe ocultar os fatos.
2- Os alunos não tem preocupado-se com as provas.
3- Peça a dar-se-lhe-á o perdão.
4- Causava-me admiriração ver aqueles jovens dedicando-se aos estudos, enquanto outros não se esforçavam nem um pouco.
5- Nada se faria, se ficassem de braços cruzados.
6- No caso de não se cumprirem o horário das aulas, romperão-se às cláusulas contratuais.
7- Assim que sentiu-se prejudicado, reclamou seus direitos.

2

Respostas

2014-06-13T11:35:50-03:00
1) Errada.
2) Errada.
3) Certa.
4) Certa.
5) Certa.
6) Errada.
7) Errada.
A melhor resposta!
2014-06-13T17:43:31-03:00
Dir-se-ia que todos preferem-lhe ocultar os fatos. ERRADO
2- Os alunos não tem preocupado-se com as provas. ERRADO
3- Peça a dar-se-lhe-á o perdão. ERRADO
4- Causava-me admiriração ver aqueles jovens dedicando-se aos estudos, enquanto outros não se esforçavam nem um pouco. CORRETO
5- Nada se faria, se ficassem de braços cruzados. CORRETO
6- No caso de não se cumprirem o horário das aulas, romperão-se às cláusulas contratuais. ERRADO
7- Assim que sentiu-se prejudicado, reclamou seus direitos.
CORRETO - embora mais correto seria "Assim que se sentiu prejudicado..." porque a partícula QUE atrai o pronome SE
1 5 1