Respostas

2014-06-13T14:54:41-03:00
Resposta = 1365 
calculo = 
an=a1+(n-1).r  a30=2+( 30-1).3  a30=89

sn=(a1+an).n/2  sn= ( 2+89).30/2 sn=1365 
1 4 1
A melhor resposta!
2014-06-13T14:54:55-03:00
Sn=n(a1+an)
           2

onde:
Sn = soma dos termos
a1 = primeiro termo
an = n-ésimo termo

descobre-se o termo de número 30 por meio da fórmula geral
an=2+(30-1).3
an=89

Sn=30.(2+89)
           2

Sn=(30x91)/2
Sn=2730/2
Sn=1365
1 5 1
89 é o valor do trigésimo termo, a soma é 1.365