Uma das razões pelas quais estudamos análise sintática é a estruturação das orações que usamos em nossos textos. Assim, sabemos quando podemos mover um termo, invertê-lo e reorganizá-lo dentro do período, criando novas possibilidades de combinações frasais. Assim, considere o período a seguir.


Um dia, houve um incêndio na cidade e as freiras foram ajudar no socorro às vítimas.


Agora, considere as afirmações a seguir.

I. O termo às vítimas está fora da sua posição normal no período. Como ele é o objeto indireto do verbo ajudar, deveria aparecer imediatamente após o verbo.

II. O termo as freiras, por ser o objeto direto de ajudar, poderia ser colocado logo após esse verbo e ainda manter o mesmo sentido do trecho original.

III. O termo um incêndio é o objeto direto de houve. Por esse motivo, a melhor posição para esse termo é justamente a que ele está ocupando: imediatamente após o verbo.


Pode afirmar que

Escolher uma resposta.
a. apenas II e III estão corretas.
b. apenas I e II estão corretas.
c. apenas II está correta.
d. apenas III está correta.
e. apenas I e III estão corretas.

1

Respostas

2014-06-13T15:13:23-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
I - às vítimas é complemento nominal de socorro
II - as feriras é sujeito.

A II é a única correta.
1 5 1