(UEPB-adaptada) Fenômeno da política latino-americana, o populismo propunha políticas sociais e trabalhistas, mas seus governos eram centralizadores e exerciam controle sobre partidos, sindicatos e movimentos sociais.

Leia as afirmativas a seguir, referentes ao assunto, e assinale a incorreta.
a. Em termos de populismo, exemplar foi o governo de Juan Perón. Com receitas advindas das exportações, promoveu o crescimento do parque industrial argentino (e da oferta de empregos) e criou políticas paternalistas para os trabalhadores, fortalecendo sindicatos a ele aliados.
b. O nacionalismo era forte característica dos governos populistas. Lázaro Cárdenas, presidente do México entre 1934-1940, expropriou companhias de petróleo e criou a empresa estatal Petróleos Mexicanos – Pemex.
c. Para obter apoio da classe média e dos trabalhadores, governantes populistas encampavam reivindicações, ou seja, valorizavam e priorizavam solicitações feitas por essas classes, como, por exemplo, o reconhecimento dos direitos trabalhistas, uma vez que queriam criar uma relação de fidelidade entre governante e governados por meio da implementação de políticas assistencialistas.
d. Base de sustentação de governos populistas era tratar o atendimento de reivindicações não como uma conquista dos trabalhadores e sim como um gesto de boa vontade do líder político.
e. Mito cultivado pelos argentinos, Evita Perón destoava dos populistas latino-americanos por rejeitar o assistencialismo e propugnar uma revolução nos moldes que Símon Bolívar implementara no início do século XIX.

1

Respostas

2014-06-14T15:52:59-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
e. Mito cultivado pelos argentinos, Evita Perón destoava dos populistas latino-americanos por rejeitar o assistencialismo e propugnar uma revolução nos moldes que Símon Bolívar implementara no início do século XIX.

Essa alternativa é a única incorreta, pois as outras dizem respeito as características do populismo, em que o governo ajudava as classes trabalhadoras, porém, impedindo com que eles subissem ao poder.
Eva Perón foi uma grande defensora do populismo.