A respeito das características gerais do período de nossa historia conhecido como pre-colonizador ,podem ser destacados os seguintes elementos :

1) .Aimplantação da agro-manufatura açucareira ,que teve como ponto de partida a construção do engenho do senhor governador ,em 1533 na vila de são Vicente .

2) .A distribuição de lotes de terra a fidalgos e a funcionários do estado português ,repetindo-se aqui a experiência de ocupação levada a efeito nas ilhas do atlântico .

3) A dizimação de tribos e a escravidão dos nativos ,efeitos diretos da ocupação com base na grande lavoura

4) O relativo desinteresse pela terra , uma vez que as comunidades primitivas do nosso litoral não produziam excedentes comercializáveis pela burguesia mercantil lusa.

5) O estabelecimento de uma relação amistosa entre portugueses e algumas comunidades indígenas , que inclusive serviam de mão-de-obra para o extrativismo do pau -brasil.

Dentre eles estão corretos somente
a) 2 e 5 c) 1 e 2 e) 3 e 5
b) 1 e 4 d) 4 e 5

1

Respostas

2013-07-12T17:11:34-03:00
A resposta correta é a D.
No período pré colonial (1500-1530) os índios ajudavam a extrair o pau brasil em troca de quinquilharias - foi o famoso escambo.
E Portugal não fazia nada aqui além da extração porque a terra não parecia lucrativa para o comércio e extração de metais preciosos (objetivos maiores da política mercantilista)

1 5 1