A racionalidade levou a construção de uma nova forma de compreensão do homem. O movimento renascentista ocorrido entre os Séculos XIV a XVI foi a expressão desta mudança em relação ao pensamento que predominou durante o período medieval. Sobre o Renascimento e suas características, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente:

1. O antropocentrismo foi uma das principais características da renascença. O ser humano passa a ter destaque na compreensão do mundo e ganha o papel central no domínio sobre a natureza.

2. A valorização das bases filosóficas gregas e romanas demonstrou a busca por romper com o pensamento teocêntrico medieval. Dar ao homem o destino sobre sua própria vida.

3. Esta maturidade racional permitiu a valorização da ambição, da individualidade. A felicidade passa a ter uma conotação terrena e não possível somente com a vida pós-morte.

4. Não há ruptura, de fato, entre o Renascimento e a escolástica. Da mesma forma que Santo Agostinho valorizava o interesse imediato, as "coisas do mundo" em detrimento das coisas de Deus, a renascença parte do mesmo princípio.

1

Respostas

2013-07-12T20:17:59-03:00
Resposta: Alternativa 1, 2 e 3 estão corretas.
3 4 3