Respostas

A melhor resposta!
2014-06-14T20:34:02-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
(10 \sqrt{27}+10 \sqrt{3} ):8 \sqrt{3}=  }

10 \sqrt{3^3}+10 \sqrt{3}):8 \sqrt{3}=

(10.3 \sqrt{3}+10 \sqrt{3}):8 \sqrt{3} =

(30 \sqrt{3}+10 \sqrt{3}):8 \sqrt{3}=40 \sqrt{3} :8 \sqrt{3}=5 \sqrt{3}
2 5 2
2014-06-15T09:40:34-03:00
Calcule o valor das seguintes expressões:
(10√27 + 10√3) : 8√3

1º) vamos fatorar √27     27| 3
                                     9| 3
                                     3| 3
                                      1     então √27 = √3.3.3.  = √3².3 = 3√3
                                             (elimina a  √ com o (²)) 

assim

(10√27 + 10√3) : 8√3 

(10.3√3   + 10√3   ) : 8√3
  ( 30√3  +  10√3  )  : 8√3
            40√3          : 8√3

   40√3           40√3:8        5√3
-------------   =   ----------  =  ---------
     8√3            8√3:8         √3

então
não podemos deixar RAIZ no denominador
                                              (elimina a √ com o (²))

  5√3        5√3(√3)           5√3.3        5√3²          5.3       15
---------=  ------------------ = ----------- =    -------  =     ------ = ------ =   5
   √3          √3(√3)             √3.3          √3²          3          3
 
    
observação


40
√3 : 8√3 = 5     (fazendo a operação direta)

   40√3          |___8√3___x_
-  40√3              5
-----------
      0 

o inverso da divisão ´e a multiplicação

5(8√3) = 40√3

assim  

40
√3 : 8√3 = 5