Meu filho esta no ensino fundamental e eu não me lembro como resolver alguns execícios, sendo assim preciso do auxilio de vocês para poder orientá-lo.

O exercício é sobre fração, a qual estarei representando por uma barra /.

(3/4 + 1/12) * (1/4 + 7/2)=

Grato e no aguardo.

Obs: Esse é meu primeiro acesso.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-15T17:58:36-03:00
Olá, e bem vindo ao brainly!

Primeiro de tudo precisamos resolver o que esta dentro dos parênteses, ou seja, a soma 3/4 + 1/12 e a outra soma 1/4 + 7/2 ok?

Quando somamos frações que possuem bases diferentes (como nesses 2 casos) precisamos primeiro atribuir uma única base para elas, através do mmc (mínimo múltiplo comum) entre suas bases. Vamos fazer isso para a primeira soma:
3/4 + 1/12 (bases 4 e 12)
MMC(4,12) ----> Lê-se "mínimo múltiplo comum entre 4 e 12
4 , 12 | 2
2 , 6   | 2
1 , 3   | 3
1 , 1 

O MMC é dado por 2 * 2 * 3 = 12.

Já sabemos que a base da soma dessas frações será 12, agora para calcular o numerador dela, precisamos dividir a nova base (12) por cada uma das bases anteriores e multiplicar por cada um de seus numeradores, assim:
3/4 + 1/12

(12:4)*3 + (12:12)*1
3*3 + 1*1
9 + 1 = 10
10 é o numerador obtido e 12 a base, então o resultado da soma das frações 3/4 + 1/12 é 10/12.

Agora, a conta fica assim:
10/12 * (1/4 + 7/2)

Vamos fazer o mesmo para a soma que restou (1/4 + 7/2):
MMC(4,2)
4 , 2 | 2
2 , 1 | 2
1 , 1

O MMC é 4, o que significa que a base da nova fração será 4.
Fazendo a mesma sequencia para o numerador, temos:
(4:4)*1 + (4:2)*7
1*1 + 2*7
1 + 14 = 15

Desse modo, a nova fração terá numerador 15 e base 4, ou seja, 15/4.

Nesse ponto, a conta ficará desse jeito:
10/12 * 15/4

Na multiplicação de frações a regra é mais simples, não precisa ter a mesma base para multiplicar, basta multiplicar numerador com numerador e base com base:
10*15/12*4
150/48

Portando, o resultado da conta é 150/48.

Boa sorte nos estudos do seu filho!
2 5 2
Muito obrigado,a resposta foi bem esclarecedora.
2014-06-15T18:01:42-03:00
(3/4 + 1/12) * (1/4 + 7/2)
1º resolva as somas que estão entre parênteses
2º faça as multiplicações
para somar frações necessitamos que os denominadores sejam iguais. então necessá rio será fazer mmc(mínimo múltiplo comum) entre 4 e 2 que è 4
  9+ 1  *  1 + 1510 * 15   = 150     = 75/24
    12          4           12     4         48
resposta 75/24
1 3 1