Respostas

2014-06-15T19:20:16-03:00
Procariontes, procariotas ou procariotos (grego: pro, anterior, antes + karyon, noz ou amêndoa - núcleo) são organismos unicelulares que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Estes seres não possuem nenhum tipo de compartimentalização interna por membranas, estando ausentes várias outras organelas, como as mitocôndrias , o Complexo de Golgi e o fuso mitótico. 

Esta definição engloba todos os organismos dos domínios Bacteria e Archaea. Tais células possuem diversas outras diferenças se compararmos com as células eucarióticas. Elas não possuem a maior parte das organelas (o ribossomo é presente), seu DNA é cíclico, a fluidez de suas membranas são apenas controladas por fosfolipídios (e não por fosfolipídios e esteróis como em células eucarióticas), não se juntam formando organismos pluricelulares, já que não tem a capacidade de formar tecidos, etc. 

Este nome tem origem grega onde karyon, significa noz ou núcleo, combinado com o prefixo pro-, que significa anterior. Células com um núcleo são chamadas eucariontes, onde o prefixo eu- significa bom ou verdadeiro. Em algumas células procariontes observadas ao microscópio eletrônico foram observados vestígios nucleares pouco visíveis. 
2014-06-15T20:17:11-03:00
Comparando os dois : o que leva o termo Procarionte é justamente, Ausência de membrana que delimite o matéria genético da célula ( carioteca ), este ficando livre no citoplasmas celular ( nucleolo ), ausência de organelas membranosas ( retículos, complexo de golgi, lisossomos, peroxisomossos .. ). Os eucariontes são antagônicos e somáticos, possuem carioteca, ribossomos, organelas membranosas .